segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ações didáticas, desenvolvimento e planejamento



UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01 - Ponto de Partida: Ações didáticas, desenvolvimento e planejamento
Professor Formador: Fernando Antônio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Thiago dos Santos Francisco
Data: 04 de Novembro de 2013

As ações didáticas podem ser divididas em três macro etapas. A etapa inicial que ocorre antes do contato com os alunos, e nesta, é feita uma análise da ementa desenvolvida pelo professor conteudista, visando ter uma visão global do conteúdo e podendo a partir dessa desenvolver atividades específicas dando a cada aula uma caraterística pessoal. É nessa etapa que o tutor deve separar vídeos, exercícios, materiais didáticos, recursos audiovisuais, softwares e qualquer material que o tutor tenha acesso que possa facilitar a construção da aprendizagem.

Em uma segunda etapa o tutor deve atuar como orientador, “tutor-professor” e incentivador, para que o aluno possa se motivar cada vez mais e assim consiga atingir uma autonomia na qual passe a buscar o conhecimento. Nessa etapa é fundamental que o tutor esteja presente, mostrando ao aluno que no curso semipresencial a distância pode ser superada de forma satisfatória e sem nenhum prejuízo. Para isso é indispensável o uso de mensagens diárias, de postagens interdisciplinares e que mostrem aos alunos a importância dos conceitos e assim os mesmos possam contextualizar a teoria e a prática formando assim uma aprendizagem consolidada em um conhecimento construído e não apenas em meras memorizações. Nessa etapa também é de fundamental importância à divulgação das notas parciais com tempo hábil, para os alunos possam avaliar suas participações e assim verificarem a necessidade de melhorar.     

Na terceira etapa o tutor deve concluir a disciplina divulgando as notas finais e independente destas incentivar a permanência no curso e fazer com que os alunos vejam na reprovação uma oportunidade de desenvolvimento e que todas as experiências vivenciadas nas disciplinas e na vida nos leva a crescimento pessoal e profissional.         


Um comentário:

  1. Boa tarde, Thiago! Muito bom o seu blog!
    Concordo com você, quando fala da necessidade de que tutor motive seus alunos, fazendo com que estes possam adquirir autonomia para buscar o conhecimento. Assim, realmente, os alunos conseguem superar os desafios de um curso semipresencial, adquirindo maturidade e passem a não enxergar a distância física do professor como um empecilho ao seus bons êxitos nas disciplinas.
    Abraço!

    ResponderExcluir