UFC
- Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01 - Ponto de Partida: Descrição da Primeira Experiência como Tutor da EaD
Professor Formador: Fernando Antônio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Thiago dos Santos Francisco
Data: 04 de Novembro de 2013
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01 - Ponto de Partida: Descrição da Primeira Experiência como Tutor da EaD
Professor Formador: Fernando Antônio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Thiago dos Santos Francisco
Data: 04 de Novembro de 2013
Minha primeira experiência
na modalidade semipresencial foi vivenciada no segundo semestre do ano de 2009.
Um semestre após a realização do curso de formação de tutores. Iniciei
ministrando a disciplina de Química Inorgânica Teórica no pólo de Acarati.
Chegando ao pólo me deparei com uma realidade bem diferente da vivida em meus
cursos presenciais de graduação, pois os alunos disponham de bem menos tempo e
não tinham no curso de graduação sua principal atividade. Além de diversos problemas
de estrutura, acesso limitado, deslocamento e interesse, mas como quando maior
as dificuldades maior é a superação.
Ministrei assim uma muito
intensa e com um feedback incrível. A Autonomia e o interesse mostrados pelos
alunos faziam como que as dificuldades fossem superadas, pois esses alunos
buscavam em cada disciplina uma forma de se especializar, de superar os
desafios inerentes de uma caminhada de formação e com muita perseverança chegavam
aos semestres finais do curso de graduação. Tive o prazer de voltar a esse
mesmo pólo alguns anos depois e averiguar que metade da minha primeira turma já
havia se formado.
Essa experiência foi
excelente, pois confrontei a idealidade que havia criado para os cursos
semipresenciais por conta da diversidade de recursos disponíveis com as
dificuldades reais. E esse confrontamento me fez refletir muito sobre as mudanças
necessárias para a construção de cursos semipresenciais de qualidade e cursos
com credibilidade que formem profissionais realmente capacitados. Com certeza há
muito a se fazer para que essa meta seja alcançada, mas apenas com trabalho,
dedicação e planejamento chegaremos a dias melhor para essa modalidade de ensino.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA construção de dias melhores está diretamente relacionada ao empenho dos profissionais que fazem parte da EaD (Coordenadores, Conteudistas, Tutores e etc.), pois apenas com coletividade faremos dos cursos semipresencias uma opção para melhorar a educação de nosso país.
ResponderExcluirEsse vídeo representa bem a coletividade tão necessária.
http://www.youtube.com/watch?v=twg9SCt76UE